28/12/2008

Calcita


Mineral: Carbonato de cálcio. Principal constituinte das rochas carbonáticas, em especial o mármore. Além de branca, a cor mais comum, pode ser incolor, azul, amarela, esverdeada, vermelha, cinza. Mineral de baixa dureza, é a referência 3 na escala de Mohs. Facilmente riscada, assim como as rochas onde ocorre em grande quantidade, como o mármore. Facilmente atacada por soluções ácidas, é dissolvida pela água levemente ácidificada pelo gás carbônico, dando origem a relevos interessantes (kárstico,ruiniforme). Em contato com soluções mais ácidas, entra em efervescência, devido ao rápido desprendimento do gás carbônico.

2HCl + CaCO3 → CaCl2 + H2O + CO2

Propriedades Físicas

Brilho:vítreo, resinoso
Clivagem: 3 direções de clivagem proeminentes, dando origem a formas romboédricas (losango).
Cor:incolor, branca,a zul, amarela, vermelha, cinza
Fratura: irregular,
Transparência: transparente a translúcido
Dureza (Escala de Mohs): 3
Densidade:2,71 g/cm3
Hábito: granular, sacaroidal, romboedro
Tenacidade: friável
Traço:branco

Propriedades Óticas e Cristalográficas


Sistema Cristalino:Trigonal
Sob luz polarizada:uniaxial negativo

Propriedades Químicas:

Classe: Carbonato
Composição: Carbonato de cálcio.
Fórmula Química - CaCO3



Uso terapêutico

É um mineral macio, de composição química CaCO3 (carbonato de cálcio). Pode ser encontrada em todo o planeta e pode apresentar as mais diferentes variedades de formas e cores, desde o incolor transparente até o preto. Frequentemente tem a forma de romboedros (sólidos de seis faces paralelas duas a duas). As melhores calcitas para o trabalho energético são as rombóides, pois nos ligam a realidades paralelas. A lição mais importante de todas as calcitas é a arte de ser, o conhecimento do nosso próprio ser em todos os aspectos e todas as dimensões.

calcita incolor, também chamada de calcita ótica, tem a propriedade da refração dupla. Pode ser usada no chakra coronário (sétimo), mas também é uma das ativadoras do “Estrela da Alma” (décimo-primeiro), permitindo assim que a energia do “Divino Impessoal” se transmita à identidade personalizada. Ela também pode ser usada como elo de percepção de realidades paralelas, tanto passadas como presentes ou futuras. Fisicamente, pode ser usada no sexto chakra para melhorar a visão, e é ainda um agente de equilíbrio na assimilação de cálcio pelo corpo.

calcita verde é basicamente uma equilibradora da mente, tornando mais flexíveis os limites rígidos do intelecto. Pode ser usada no sexto chakra para a liberação de padrões antigos de pensamento, e no quarto chakra para fazer contato com as emoções ligadas a esses padrões. Auxilia nas transições, no desapego, na liberação de coisas antigas e em processos de mudanças mentais, escolhas e decisões. Fisicamente, ajuda no tratamento dos ossos, ligamentos e tendões (artrite, tendinite, reumatismo) e na cura de alergias a fumaças tóxicas e produtos químicos.
calcita azul equilibra o emocional e remove bloqueios para que as emoções possam fluir mais livremente. Reduz a intensidade de traumas relacionados a mudanças e de emoções fortes. Tem maior efeito quando usada no quarto ou no terceiro chakra.

calcita rosa, usada no chakra cardíaco, ajuda a dissolver padrões emocionais de medos antigos, bem como de tristeza, mágoa e solidão, enquanto simultaneamente abre caminho para a entrada da energia do Amor Incondicional, expandindo a capacidade de amar e ser amado, de dar, receber e ser amor.

calcita dourada pode ser usada no chakra coronário e no plexo solar, integrando a nova espiritualidade ao corpo físico e às realidades do plano físico. Auxilia a manter equilíbrio emocional durante fases de transição, assegurando a expressão perfeita do poder pessoal e aumentando a capacidade de reconhecer o que é verdadeiro. Fisicamente, ajuda o aparelho digestivo a manter o equilíbrio durante fases de transição, e é especialmente efetiva em problemas relacionados à vesícula.
calcita amarela também pode ser usada simultaneamente no chakra coronário e no plexo solar, unindo o que é percebido pelo mental superior com as frequências mais densas da matéria. Quando usada no coronário, estimula a glândula pineal, para que perspectivas de maior grandeza sejam percebidas conscientemente.
calcita laranja, geralmente usada no chakra sexual (segundo), transmite sensações de felicidade, reduz o ceticismo e ajuda a aceitação. Quando usada no plexo solar, pode também ajudar a equilibrar o emocional. As esferas lapidadas de calcita laranja transmitem uma aura de felicidade ao ambiente em que se encontra.

Nenhum comentário: