28/03/2008

Aqueles que foram chamados de Ciganos....


ao longo da História.....

A partir do início do século XV, esses "ciganos" migraram também para a Europa Ocidental, onde quase sempre afirmavam quesua terra de origem era o "Pequeno Egito". Mas sabemos tratar-se, com certeza, da então denominação de uma região da Grécia, mas que, pelos europeus de época, foi confundida com o Egito, na África. Por causa dessa possível origem egípcia, passaram as ser chamados "egípcios"ou "egitanos", ou ainda gypsy (inglês), egyptier (holandês), gitan (francês), gitano(espanhol), etc.

Mas sabemos que alguns grupos se apresentaram como gregos e atsinganos, razão pela qual também ficaram conhecidos como grecianos (espanhol), tsiganes (francês), ciganos (português) zíngaros (italiano), etc.

Na literatura, a esse respeito ainda existem outras denominações que em nada lembram a suposta origem egípcia ou comprova aorigem grega. Na Holanda, por exemplo, a denominação inicial de egyptier desaparece a partir do século XVI e utiliza-se anomenclatura heiden (pagão), que era então comum na alemanha. Na França, ficaram conhecidos também como romanichel,manouches ou boémiens. Em vários países, foram confundidos com os tártaros,mongóis da Sibéria e da Asia Central.

Todos esses termos foram denominações genéricas que os europeus, naquele tempo, deram a esses misteriosos e exóticos imigrantes. Não temos constatações de como os ciganos se identificavam. Conforme se vê, a origem deles sempre foi um grande mistério e, por isso, existem ainda hoje as mais diversas lendas efantasias. Somente no século XVIII, o assunto começou a ser discutido com mais seriedade, quando os linguistas concluíramque os ciganos deveriam ser originários da Índia.

As provas linguisticas surgiram por acaso em 1753 quando, em umauniversidade holandesa, um estudante húngaro descobriu semelhanças entre a língua cigana do seu país e a falada por trêscolegas indianos. Constatou-se assim um evidente parentesco entre as linguas ciganas e o sânscrito. A teoria da origemindiana das línguas ciganas seria divulgada somente anos depois na Alemanha, por Christian Buettner em 1771, por Johann Ruediger em 1782 e por Heinrich Grellmann em 1783, sendo este o mais conhecido dos três


texto extraido do livro:

CIGANOS ROM ----- UM POVO SEM FRONTEIRAS

autor: NELSON PIRES

Um comentário:

Anônimo disse...

Fascinante!
São aspectos históricos que nos instigam a conhecer mais sobre a tradição, costumes e proposições de vida dos ciganos.
Uma oportunidade que, para mim, começa por aqui!
Abraços.

as. J (pelo nickname cadastrado)