02/09/2007

Segredos Esotéricos


Tenho repetido muitas vezes, em meus textos, que as coisas ocultas AINDA estão ocultas. Cada segredo dos Mundos Superiores vai sendo revelado ao homem à medida em que ele evolui e aprende - não importa quantos livros leia, ou a quantas sociedades, irmandades e/ou fraternidades ele pertença e siga.

A única razão pela qual a maioria desses segredos continua como tal, é porque o homem AINDA não tem capacidade de suportar sua revelação. E não será por pertencer a algum grupo em especial, e seguir algum caminho em especial, que o Universo se lhe revelará.

Há muitos que chegaram a conhecimentos profundamente ocultos através do material cuidadosamente preservados destas fraternidades, irmandades e sociedades. O problema é que eles, apossando-se do conhecimento, passaram por uma mudança avassaladora: de buscadores e peregrinos, sentiram-se grandes e poderosos, e utilizaram o conhecimento aquirido para oprimir, tirar vantagem, destruir, escravizar.

Estes são os "Black Brothers", os Irmãos das Trevas. Nós os encontramos dentro de cada religião, cada Ordem, cada filosofia, cada ciência oculta. São os parasitas do mundo espiritual - daí serem erroneamente confundidos com vampiros, que vem a ser outra coisa totalmente diferente.

Quanto maior o conhecimento que essas pessoas possuem, maior é a corrupção de seu íntimo. E por que?

Porque não é através do conhecimento dos segredos que o homem evolui nos Mundos Superiores, mas através de algo que conhecimento algum proporciona: entendimento e sabedoria.

Assim, cheios do poder mais avassalador concedido ao homem que busca, eles se perdem nos labiritos de si mesmos. Seu conhecimento e poder vai aos poucos corroendo-lhes o espírito, e, a cada destruição que causam, eles mesmos se destróem, sem que jamais percebam: estão cegos para a Verdade Absoluta. Conhecem apenas, mas o conhecimento não chegou a se transmutar em entendimento e sabedoria, para que possam utilizá-los. E, como parasitas, tornam-se seres não apenas sem valor algum à humanidade, mas, pior do que isto, são instrumento de destruição de vidas, energias e criatividade de outras pessoas - a maioria das quais jovem demais para perceber que estão na presença não de um ser superior, mas de uma pessoa que ainda não saiu da Espiral do Abismo. Mas tome cuidado: isto não quer dizer que a pessoa nunca sairá! TODO o Caminhante vai passar pelo Abismo, cedo ou tarde. O problema é não se deter nele, nem se perder no labirinto do poder, da ganância, da lascívia. Então, jamais aponte o dedo e diga: Fulano ou Fulana é um ser desprezível, é isto ou aquilo. Não - o Fulano ou Fulana está em uma fase do Caminho pela qual TODOS passarão. Talvez a fase nunca termine - talvez termine, e logo, e você que o/a criticou vai ficar com cara de bobo.

O conhecimento oculto se dá através da passagem por Portais, e cada Portal tem sua Chave. Os Portais Superiores, entretanto - aqueles além do Abismo - estão fechados ao homem - qualquer um! - e abertos apenas aos que conseguiram subir à Montanha depois do deserto do ser-se, e continuaram puros de coração. Mas a passagem pelo deserto é imprescindível.

E, como disse o Bardo, "é aí que bate o ponto".

As Ordens, Fraternidades, Irmandades e Sociedades Secretas podem chegar só até aí. A partir deste ponto, toda revelação Superior é absoluta e completamente individual e intransmissível. A Chave de seus Portais NÃO É um segredo. Apenas está além das mãos dos poderosos. Não foi por acaso que temos a alegoria do Anjo com uma Espada flamejante guardando a Árvore da Vida, para que o homem não se lhe coma do fruto, e seja eterno em sua miséria.

E não é por acaso que o Iniciado da Sagrada Ordem da A.'.A.'., depois de alcançar uma certa Sefirah, não tem mais instrutor algum.

As Verdades Superiores não precisam ser mantidas em segredo, através de silêncio e de juramentos de Iniciados, ou ser ensinadas por Instrutores, pelo simples motivo de que elas estão além da palavra do homem. Elas já foram anunciadas aos gritos do alto das montanhas e dos edifícios, mas a maioria esmagadora dos homens não as percebeu! E por que?

Porque os ouvidos do homem estão surdos a tais Verdades, assim como seus olhos estão cegos às cores invisíveis do arco-íris, e aos sons que estão para além e aquém da escala musical.

O Universo não precisa que meros homens escondam seus segredos: o que os impede de ver é sua própria estrutura ainda em formação.


Dalva Agne Lynch

Nenhum comentário: