21/09/2006

Glossário

Glossário

André Luiz (espiritismo)
Pseudônimo do espírito de Carlos Chagas. Espírito curioso, com formação médica e excelente repórter extra-físico, foi importante e pioneiro descritor da realidade dos planos espirituais, em sua série de livros Nosso Lar (Os Mensageiros, Obreiros da Vida Eterna, No Mundo Maior, etc).

A (Sânscrito)
Elemento de composição, prefixo, usado antes de palavras em sânscrito para negar o seu significado. Ex: Mrith: Morte, Amrith: Imortalidade, Jñana: Conhecimento, Ajñana: Ignorância.

Ágape (grego)
1) Nome dado, na tradição cristã e mística, a um estado de êxtase similar ao samadhi e expansão da consciência (saída parcial da consciência para o plano mental). 2) Uma das três palavras em grego para designar amor (eros para o carnal, romântico e/ou sexual; philos para o amigo e fraterno; e ágape a mais usada em textos bíblicos originais para o trascendental e/ou divino).


Amparador (projeciologia)
1) Espírito, geralmente desencarnado, que auxilia um projetor a sair do corpo. Pode ser um mentor espiritual, ou apenas alguém especializado em projeção. 2) Por metáfora, às vezes se usa amparador como sinônimo de mentor, protetor, anjo-guardião, espírito amigo, guia, professor espiritual, etc.

Animismo (espiritismo)
Fenômenos ou energias oriundas do corpo físico, ectoplasma, consciência encarnada e/ou bio-energias, ou ato de manipulá-las. De certo modo, um oposto à mediunidade, que é a operação através das energias espirituais ou de terceiros.

Apometria (espiritismo)
Técnica espírita de tratamento espiritual baseada na projeção consciente de médiuns defronte ao paciente.

Ashtar Sheran
Comandante das missões de auxílio espiritual extra-terrestres na Terra.

Assediador
Espírito menos esclarecido que faça qualquer tipo de assédio espiritual. Nem todos são obsessores, no sentido de terem ligações antigas com o assediado. Assim como você pode se encontrar com um assaltante ou bêbado no corpo, sem ter ligações anteriores com ele.


AUM
Outra transliteração para a sílaba OM. A pronúncia é a mesma, porém alguns autores fazem diferenças entre AUM e OM muitas das quais só se aplicariam se sânscrito fosse escrito em letras latinas, o que não é o que ocorre. Entretanto, OM possui seu próprio caracter, enquanto é possível se escrever AUM em sânscrito com caracteres do A e U porém, a junção de A e U em sânscrito possui som de O.

Avatar
Encarnação divina na Terra, em maior ou menor grau. Espírito encarnado em plena consciência de estar UNO com a divindade, a ponto de poder se oferecer como vórtice energético para que seus devotos cheguem ao mesmo, e/ou ser expressão e caminho de Sua verdade. Potencialmente, todos poderiamos ser avatares, pois todos somos divinos. Entretanto, poucos possuem consciência e domínio desta missão e ligação. Ex: Krishna, Jesus Cristo, Bábaji, Buda, Rama, RamaKrishna.

Bábaji
Cristo Cósmico Indiano. Espírito que se materializa (ou aparece) há séculos, na região do Himalaia, onde supostamente possui um corpo físico intacto, plenamente conservado. Aparentemente, um avatar do nível de Cristo, e empenhado nas mesmas missões. Foi o responsável direto pela iniciação de alguns yogues famosos, e já fez diversas aparições públicas. Associado a um avatar de Shiva, o terceiro aspecto da divindade.


Bi-Locação (projeciologia avançada)
Nome dado ao raríssimo fenômeno onde a consciência parece “realmente” ocupar dois lugares ou corpos simultaneamente, sem clarividência viajora. Há raros relatos onde o corpo físico pode continuar dirigindo veículos sem lembrança do fato, mesmo durante uma projeção lúcida da consciência. Não confundir com "clarividência viajora". Não usar o sinônimo "desdobramento", para evitar confusões.


Cascões Astrais (teosofia)
Formas pensamento, em especial as que tem forma humanóide.

Catalepsia Projetiva
Fenômeno projetivo bastante comum, no qual se "acorda" com sensação de estar paralizado, sem conseguir se mover ou gritar. Na verdade, uma projeção onde o corpo espiritual está coincidente ou muito próximo ao corpo físico, o qual, evidentemente, não responde aos comandos, por já se estar no controle do corpo espiritual. Mantendo a calma, a catalepsia é garantia de saída do corpo.

Chakras (sânscrito: rodas)
Centros de Força. Transformadores de energia sutil do plano espiritual para o físico. Localizados no duplo etérico, interligados por um sistema de nádis (sistema circulatório energético), e ligados às glândulas endócrinas. Os chakras principais são em número de 7.

Chi (chinês, taoismo)
Nome chinês para a energia (grego). O mesmo que prana (sânscrito) ou ki (japonês).

Clariaudiência
Faculdade psíquica de escutar sons não produzidos no físico, ou de perceber manifestações espirituais na forma de sons.

Clarividência
Faculdade psíquica, de relativamente fácil desenvolvimento, que permite ver imagens mentais ou óticas, e/ou espíritos e/ou formas pensamentos, além dos limites dimensionais humanos, no tempo presente.

Clarividência Viajora
Fenômeno no qual o chakra ou para-chakra frontal envia uma espécie de sonda ou tele-periscópio, permitindo a captação de imagens à distância (estando projetado ou não). Note que a consciência não se desloca. Este fenômeno é frequentemente confundido (equivocadamente) com bilocação ou "desdobramento".

Centros de Força (espiritismo)
O mesmo que chakras.

Consciex (projeciologia)
Consciência Extra-Física. O mesmo que espírito desencarnado.

Conscin (projeciologia)
Consciência Intra-Fïsica. O mesmo que espírito encarnado.

Cordão de Cobre
Nome simbólico dado por algumas escolas ao cordão de prata em sua região mais próxima ao corpo físico, onde o material anímico próximo faz com que o mesmo seja mais "espesso" e vibracionalmente denso, grosseiro. Na área de atuação do "cordão de cobre", a lembrança e controle projetivos são menores.

Cordão de Ouro
Nome simbólico dado à suposta (e imaterial) ligação híper sutil entre o corpo espiritual e o corpo mental, em casos de projeções para o plano mental (dupla projeção). É uma analogia ao cordão de prata uma vez que não faz sentido se falar em tempo, espaço e/ou forma ao se referir ao plano mental absoluto, onde se manifestam apenas consciências unidas, e não mais corpos astrais.

Cordão de Prata
Ligação energética entre o corpo físico e o corpo espiritual projetado, garantindo o seu retorno. Transporta ectoplasma do corpo físico e duplo etérico para o psicossoma, possibilitando tarefas de doação de fluídos. Transmite sensações e alertas de um corpo ao outro. Não pode ser rompido em uma projeção, uma vez que não é físico, e sim, energético, luminoso, interpenetrável. Só é rompido na morte física (um parto para o mundo espiritual, que também deixa uma espécie de "umbigo" no ponto da antiga ligação, o qual vai se cicatrizando alguns dias após a morte.

Desdobramento
1) (espiritismo) Sinônimo equivocado para "projeção da consciência". Não é um termo apropriado, uma vez que a consciência não está se desdobrando numa projeção regular, já que não somos (nem nunca fomos) o corpo físico que ficou. 2) (projeciologia avançada) Nome apropriado para o raríssimo fenômeno onde a consciência REALMENTE se desdobra, sem clarividência viajora, permitindo ao espírito tomar decisões conscientes em duas situações simultâneas. O mesmo que bi-locação termo que deve ser preferencialmente usado em lugar de desdobramento, face ao equívoco da definição 1, acima. Ver "clarividência viajora", e não confundir.

Dharma (sânscrito)
Princípio do dever, de se cumprir o que é nossa função na existência física. Se aplicado ao logno de uma vida, o mesmo que Proexis.

Dupla Projeção
Condição na qual o projetor, após abandonar seu corpo físico e se projetar no plano astral, tem uma segunda projeção dentro da projeção astral, abandonando seu corpo astral (psicossoma) "adormecido" e saindo para os planos mentais (fusão ao todo, atman, consciência pura).

Duplo (teosofia)
1) Referência abreviada ao duplo etérico. 2) Equivalente "espiritual" da Terra, na mesma dimensão do duplo etérico do corpo. 3) Duplicata espiritual, na mesma dimensão do duplo etérico, dos objetos encontrados no plano físico.

Duplo Etérico (teosofia)
Corpo "elétrico" próximo ao físico, nos limites do conhecido por "aura". Apesar de invisível aos olhos físicos, pertence à Terra e ao corpo, se extingue com a morte do último, carrega em si uma carga vital, e não sai junto com o psicossoma durante a projeção. É nele que estão localizados os chakras, que também não se projetam (embora hajam para-chakras no corpo espiritual, à imagem do chakras do duplo)

Ectoplasma (parapsicologia)
Substância de aspecto leitoso, com densidade intermediária entre o físico e o espiritual. Pode ser manipulado e concentrado vibracionalmente para provocar efeitos no duplo, ou em maior concentração, até mesmo no plano físico. Projetores o transportam pelo cordão de prata, para assistência extra-física. Pode ser manipulado por espíritos, médiuns ou projetores.

Ego
1) Em espiritualismo, especialmente no hinduismo, este conceito costuma ser usado em sua acepção negativa, ou seja, o egoismo, vaidade, orgulho e excesso de personalidade que são entraves à evolução espiritual. 2) Ainda em espiritualismo, especiamente em vedanta, tudo aquilo que nos faz dualistas, separados do todo. O que nos impede de compreendermos e sentirmos que "somos todos um só". 3) Em psicologia, evidentemente o termo pode ter várias conotações positivas, incluindo os estados de amor-próprio necessários ao nosso estágio evolutivo atual.

Egrégora (rosa crucianismo)
Atmosfera espiritual. Energias, faixa sintonizável e "astral" médio referentes a uma pessoa, um casal, um local, uma instituição, um ambiente, uma lista, uma cidade, um país, etc.

Epífise
Glândula pineal (ver).

EQM
Experiência de Quase Morte. Near Death Experience. NDE. Caso particular e intenso de projeção que muitos pacientes com morte revertida ou coma narram, normalmente relatando túneis de luz, prorrogação da missão terrena, alguém os chamando, alguém pedindo para voltar, visão do corpo enfermo ou adormecido / morto, etc.

Esplênico (inglês: spleen = baço)
Chakra secundário ou sub-chakra localizado na altura do baço (lado esquerdo do estômago). Na verdade controlado pelo chakra principal manipura (umbilica). É tido equivocadamente, por algumas escolas teosóficas e espíritas, como se fosse um dos chakras principais. Isto se deve à repressão sexual ocidental do pesquisador LeadBeater, um reverendo que documentou os chakras no século XIX, mas preferiu omitir o sexual (swadsthana) e substituí-lo por um "menos perigoso" de ser desenvolvido (em sua ótica moralista religiosa). A função do sub-chakra esplêncio é ajudar na captação de prana uma vez que ocidentais fazem pouco isto através da respiração.

Estado Vibracional
1) Sintoma projetivo onde se sente o corpo vibrando, e ondas percorrendo o piscossoma. 2) Exercício para induzir o EV dentro ou fora do corpo. 3) Técnica de defesa extra-física utilizando o EV.

Evangelho no Lar (espiritismo)
Prática semanal energética, regular, sempre no mesmo horário e contando com a presença de amparadores cientes da para-agenta, a ser feita na residência, e de crucial importância na harmonização do ambiente. Pode ser feito mesmo em bases não cristãs e/ou não envangélicas.

Expansão da Consciência
Experiência de fusão ao TODO, galáxias, mega-compreensão, mesmo estando acordado. AProximadamente o mesmo que samadhi, satori, nirvana, ágape, viagem ao plano mental, experiência mística, êxtase espiritual.

Formas-Pensamento
Bonecos, robôs, símbolos ou amebas astrais criados a partir do pensamento de encarnados e desencarnados. Não possuem consciência, mas frequentemente são confundidos com espíritos. Dissolvíveis pelo prana da atmosfera. O mesmo que cascões astrais.

Holochacra (projeciologia)
O mesmo que duplo etérico.

Karma (sânscrito: ação)
Lei de causa e efeito, aplicável também a bons atos e suas repercurssões. Karma é apenas ação, pois a reação já está embutida em qualquer ação, sendo parte indissociável da mesma. Espiritualmente falando, ação e reação é pleonasmo, pois não há como se escapar da consequeência, por ela já estar na própria causa.

Ki (japonês)
O mesmo que chi. Energia vital.

Kundalini (sânscrito: enroscada)
Energia da Terra, potencialmente divina, que adormece no chakra básico, podendo ser ativada por determinados processos. A ativação da mesma libera poderes para-normais, e traz a consciência de volta à ciência de ser Deus e estar em Deus, em um êxtase denominado samadhi.


Magia (Egito)
Por definição, toda e qualquer "arte e/ou ciência de manipular o intangível para provocar efeitos no visível". (Hermes de Trimegisto). Conceito amplo e bem mal compreendido, por incorporar em sua abrangência atos distintos como: Rituais, Passes, Sorrir, Amar, Bruxarias, Fazer Amor, Poder do Pensamento, Provocar desejo, Despachos, Simpatias, etc.


Mantra (sânscrito: Controle da Mente)
Sílabas ou frases especiais as quais, por seu uso milenar aliado a energias positivas, tenham uma particular capacidade de sintonizar as atmosferas espirituais (egrégoras) correspondentes. Podem ser usados para defesa, saídas do corpo, evocações, etc.

Maya (Sânscrito: Ilusão, ou Feito De)
Uma versão hinduista do filme Matrix, ou o contrário. Ilusão sensorial que envolve o espírito e o captura pelos sentidos, dando a falsa impressão de que vivemos uma realidade "palpável".


Multiversos
Universos paralelos, com realidades alternativas para o aprendizado do espírito. Para compreendê-los, é necessário estar cientes de que todos somos UM só espírito, e de que Tempo e Espaço na verdade não existem.

Namaste (sânscrito)
Tradicional saudação hindu, que afirma que a divindade que há em mim saúda (e portanto reconhece e respeita) a divindade que há em você. Normalmente acompanhada pelo gesto de mãos postadas na altura do peito (anjali).
Nosso Lar (espiritismo)
Cidade espiritual de assistência e apoio, construido dentro do Umbral, em uma região correspondente no físico às coordenadas da cidade do Rio de Janeiro. Bastante relatada nas obras de André Luiz, por ser a cidade que o dá acolhida, ao ser retirado do Umbral.

Obsessor (espiritismo)
Caso particular de assediador que tenha íntimo vínculo com o assediado, às vezes o acompanhando por anos ou vidas, em intrincadas tramas de incômodo ou perseguição mútua.

Om (Sânscrito)
1) Som universal, palavra divina (shabda) da criação, pronunciado por Brahman para fazer o mundo de Maya (ilusão), assim como o Verbo Fiat Luz dos cristãos, ou a palavra de Toth criando o mundo para os egípcios. 2) Bija-Mantra do Chakra Frontal. 3) A principal sílaba do alfabeto sânscrito, dá caráter divino às palavras com as quais se une. Ex: Jyothir ou Prakash (luz, luminosidade, brilho ótico). Om Jyothir ou Om Prakash (luz divina, luz espiritual, já em seu sentido transcendental).


Período Intermissivo
Trecho mais ou menos longo entre uma vida e outra, onde o espírito reencarnante se prepara para sua vinda. Em casos assistidos e encarnações programadas, normalmente é ocupado parcialmente com cursos reencarnatórios ou de temas espirituais, bem como atividades de auxílio.

Perispírito (Espiritismo)
O mesmo que psicossoma.

Pineal
Glândula endócrina também conhecida por epífise, produtora do hormônio melatonina. Ainda pouco conhecida pela ciência, é o órgão mais bem protegido de todo o corpo humano (para atingí-la seria necessário atravessar o cérebro). Intimamente ligada ao chakra coronário (sahashara, da espiritualidade). Tem ligações com tudo que é cíclico ou temporizado no corpo, em curto ou longo prazo incluindo despertar das fases sexuais e puberdade, mas também horários de sono após algum tempo sem exposição à luz solar e prana. Dissecações de cadáveres de yogues demonstram que esta glândula é inúmeras vezes maior em que pratica exercícios espirituais elevados, por um mecanismo ainda desconhecido da medicina.

Plano Mental
Realidade após os planos espirituais, além de tempo e espaço, onde se vive a fusão com o Todo. São no plano mental as experiências de samadhi, expansões da consciência, etc.

Plexos
Concentrações ou feixes do sistema nervoso do físico. Grandes plexos do corpo são associados a chakras. Não confundir plexos com chakras. O plexo solar, na altura do estômago, por exemplo, é conhecido da medicina terrena. Já o chakra que se associa ao mesmo, não, pois está no duplo etérico, e não no físico, além do alcance dos equipamentos atuais embora possa ser constatado facilmente pela clarividência.

Prana (sânscrito)
Genericamente, energia espiritual, dividida em sub-pranas. Na prática do dia a dia, o termo é comumente usado para designar a energia espiritual enviada pelo sol, resultado de milhões de processos de ativações kundalínicas e fusões cósmicas (físicas e espirituais), a qual tem o poder de dissolver formas-pensamento e ativar a kundalini. O prana costuma ser captado pela respiração (ou pelo sub-chakra esplênico). É visto pelos clarividentes como flocos dourados brilhantes que flutuam na atmosfera, em todas as direções, especialmente durante o dia.

Projeção Astral
Despreendimento que o corpo astral faz do corpo físico, especialmente em períodos de baixo metabolismo, baixas ondas cerebrais e/ou alta atividade consciencial. Fenômeno natural humano e de mamíferos, o qual independe de dogmas, religiões e crenças. Através da projeção, realidades extra-físicas e até mesmo espirituais podem ser percebidas, abrindo um largo campo de estudos. Fenômeno anímico, bioenergético, que pode ser desenvolivdo - e não mediúnico como alguns pensam.


Segunda Morte
Condição na qual o espírito desencarnado deixa de precisar até mesmo das experiências do plano astral (ainda ligadas a formas sutis e ectoplasmas), abandonando seu corpo astral, desligando o "cordão de ouro" e passando a "viver" no plano mental, como consciência pura, co-creador, uno ao todo, além do tempo, espaço e formas.

Sol Espiritual
Nome metafórico dado para o ponto energético localizada na região do plexo solar, o qual está bem no centro das energias oriundas do chakra manipura (umbilical), e de seus subchakras do fígado, estômago e baço. Como ponto central do triângulo dos chakras de fogo acima, é confundido por sensitivos como se fosse um "chakra". É visto apresentando uma energia amarela intensa, e é nele onde a maioria dos observadores consegue ver a ligação do cordão de prata a qual na verdade se dá até a nuca, mas é mais densa e visível na altura do plexo solar.


Tela Búdica
Camada protetora que impede que as energias grosseiras dos chakras (localizados no duplo etérico, que se desintegra com a morte física) NÃO passem para os sutis para-chakras (localizados no corpo espiritual, que permanece após a morte). A função da tela búdica é permitir a passagem de energia dos para-chakras para os chakras, mas nunca o contrário. Rompimentos na mesma (causados por ex por abortos, uso de drogas, alcoolismo, despertar forçado de kundalini, uso de bio-energias de forma violenta em magia trevosa sexual, etc) permitem que energias grosseiras afetem os para-chakras, e o impacto seja levado após a morte, afetando a nova moldagem de chakras em novo corpo reencarnante, e explicando bio-energeticamente a maioria dos casos atribuidos ao "karma".

Umbral (espiritismo)
Região vibracionalmente densa, próxima às cercanias espirituais da Terra, formada pela somatória de bilhões de formas pensamentos de encarnados e de desencarnados em situações mais lastimáveis. O acúmulo ectoplásmico é tão denso a ponto de configurar um "lugar", palpável (espiritualmente) comumente confundido com os Purgatórios e/ou Infernos de algumas religiões. Bem relatado na obra Inferno de Dante, ou na espírita Nosso Lar, ou mesmo nos relatos de Lázaro nos Evangelhos Cristãos.


Viagem Astral
O mesmo que projeção astral, viagem espiritual, viagem da alma, "desdobramento" (sic), projeção do corpo psíquico, saída do corpo, experiência fora do corpo (EFC), Out Of Body Experience (OOBE).


Wicca (corruptela de witch)
religião moderna, fundada no século XX, baseada em rituais pagãos e da bruxaria tradicional, com forte influência celta e até mesmo do paganismo greco romano. Não confundir wicca, que é uma religião moderna da bruxaria, um sibconjunto, com a bruxaria em si.

Yang (taoismo)
Manifestação masculina, quente, exteriorizada ou diurna do Tao e do Chi.

Yin (taoismo)
Manifestação feminina, fria, interiorizada ou noturna do Tao e do Chi.

Nenhum comentário: